Search
  • FEJESC

Um lugar onde o jovem é o protagonista. Este é o Movimento Empresa Júnior!

Updated: Dec 29, 2021

Talvez você já tenha ouvido falar do Movimento Empresa Júnior - mas você sabe o que ele é, de fato? Além de ser um movimento que contribui com a formação empreendedora dos universitários, ele também tem um papel central no fortalecimento de micro e pequenas empresas, impactando na competitividade e economia de todo o ecossistema brasileiro!

O que é o MEJ?


O Movimento Empresa Júnior consiste em um conjunto de empresas que são totalmente geridas por estudantes! Essas empresas, conhecidas como empresas juniores (EJs), são associações civis sem fins lucrativos que surgem dentro de Instituições de Ensino Superior, sempre ligadas a algum curso de graduação! As EJs são formadas por estudantes que executam projetos reais para clientes reais dentro da sua área de atuação, proporcionando soluções inovadores e de impacto para toda a sociedade!


O Movimento Empresa Júnior teve seu inicio na França, em 1967, através do inconformismo de jovens universitários com a educação que era oferecida pelas universidades, resultando em formações profissionais defasadas e sem visão de mercado. Com o objetivo de sanar estes gaps educacionais e permitir que os alunos pudessem colocar em prática os conhecimentos e conceitos aprendidos em sala de aula, nasceu o Movimento Empresa Júnior, popularmente conhecido como MEJ!


Os estudantes, conscientes da necessidade de aprimorarem seus conhecimentos, inconformados com suas realidades acadêmicas e com muita vontade de praticar o que aprendiam em sala de aula, iniciaram esse movimento que logo se expandiu por diversos outros países, chegando ao Brasil em 1988, com a criação da FGV Júnior, primeira empresa júnior brasileira fundada em São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas.


A partir de então, o MEJ cresceu exponencialmente e hoje o Brasil é o país que possui a maior representatividade mundial, contando com mais de 1.400 empresas juniores e mais de 26 mil empresários juniores espalhados pelas 27 unidades federativas do nosso país! Desde 2010, este movimento que coloca o jovem como protagonista já impactou mais de R$70.000.000,00 na economia brasileira, valores que são integralmente reinvestidos na educação empreendedora dos estudantes!


Com a missão de "formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil", somente em 2021 o MEJ já realizou mais de 34 mil projetos, totalizando um valor de mais de 55 milhões de reais que impactaram positivamente empreendedores e empresas, promovendo educação empreendedora para diversos empresários juniores e fazendo jus ao propósito de um Brasil mais empreendedor!


Mas como funcionam as empresas juniores?


Mesmo sendo associações civis sem fins lucrativos, os projetos realizados pelas empresas juniores não são gratuitos! Pelo contrário, eles possuem um caráter social, com um valor que se enquadra, na maioria dos casos, abaixo do apresentado pelo mercado sênior! Todo o lucro dos projetos prestados pelas empresas juniores são reinvestidos em educação empreendedora para seus membros! Ou seja, ao comprar um projeto de uma EJ, você está contribuindo para a formação de jovens mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho, com um poder imensurável de transformação e impacto!


E o MEJ é uma via de mão dupla! Além de possibilitar experiências e conhecimento para os estudantes, que na maioria das vezes não são estudados dentro da sala de aula, ele também acarreta em um grande impacto no ecossistema, possibilitando que micro e pequenos empreendedores tenham acesso a projetos mais acessíveis, turbinando seus negócios!


Perspectivas de crescimento!


Segundo o Planejamento Estratégico da Rede, um documento de apoio que orienta a estratégia do movimento pelos próximos anos, a expectativa é que, até 2030, o MEJ supere a marca de 1 bilhão de reais investidos em formação empreendedora na educação brasileira!


Além disso, espera-se que as empresas juniores sejam reconhecidas como referência na solução do skill gap da juventude mundial, com uma expectativa de mais 100mil jovens engajados com o MEJ, sendo este um pilar fundamental dentro das Universidades mais empreendedoras do mundo!


Com tantas aspirações, o Movimento Empresa Júnior ainda tem muito para crescer nos próximos anos! E quem ganha com isso é a sociedade, que se beneficiária de jovens capacitados e com muita vontade de mudar a realidade do nosso país, através da educação e do empreendedorismo!

77 views1 comment

Recent Posts

See All
Frame 4 (4).png
Marca-FEJESC-Versao-Negativo (5).png